alimentação
A priori pensávamos que sim e esperávamos encontrar muitas informações sobre o assunto. Quando começamos a ler sobre isso, ficamos surpresos ao ver que as evidências não eram tão abundantes e que a relação entre comida e pele não era tão direta quanto imaginávamos. Porém, confirmamos que existem algumas coisas que possuem evidências científicas sólidas e, acima de tudo, identificamos alguns mitos.

Envelhecimento

Além do fumo, do sol e da poluição, a dieta também tem a ver com a velocidade de envelhecimento da pele:

 

  • É recomendável evitar alimentos queimados. Isto aplica-se, por exemplo, ao pão torrado até escurecer e à carne quando está preta por fora (mesmo que seja apenas as linhas de grelha). Isso ocorre porque a reação que ocorre quando queimamos esses alimentos (reação de Maillard) causa moléculas (chamadas de AGEs) que danificam os fibroblastos da pele e afetam o colágeno e a elastina 1. Também é recomendável evitar donuts e refrigerantes escuros (como refrigerantes de cola), porque eles contêm altos níveis dessas moléculas. Uma boa notícia? Consumir canela, orégano e pimenta ajuda a prevenir o envelhecimento graças à redução dos níveis de AGEs1.
  • Comer altos níveis de glicose também acelera o envelhecimento. Portanto, fazer uma dieta pobre em açúcar ajuda a ter uma pele mais saudável.
  • Outra forma de prevenir o envelhecimento é consumir muitos antioxidantes. Os principais da pele são:
    • Vitamina C (Ácido Ascórbico) - Podemos encontrá-la principalmente em frutas cítricas, pimentões, kiwi e salsa1.
    • Vitamina E (α-tocoferol) - Encontramos em grãos inteiros (integrais), óleos, sementes, nozes e vegetais1.
Vale esclarecer que a absorção da Vitamina C consumida nos alimentos é limitada, pois depende de um mecanismo de transporte saturável2. Isso significa que aumentar seu consumo em alimentos ajuda até certo limite, após o qual não podemos absorver mais e o que consumimos é descartado.

 

Por isso, a aplicação tópica da Vitamina C é um recurso clássico em dermatologia e cosméticos para aumentar o poder antioxidante e preventivo da pele, além do que é possível com a dieta alimentar. Nosso Booster VIT-C/FE é um concentrado de Vitamina C pura (Ácido Ascórbico) combinado com Vitamina E e Ácido Ferúlico (esta sinergia multiplica x8 la fotoprotección natural de la piel) e um ativo anti-stress.
Booster VIT-C/FE - The Chemist Look

Acne

Sobre este assunto, existem mitos e verdades. Café, chocolate e álcool são frequentemente responsabilizados por piorar o aparecimento de acne, mas não há evidências sólidas para apoiar essa suposição4. Os alimentos que comprovadamente prejudicam a pele acneica são 4:
  • Laticínios
  • Alimentos ricos em açúcar
Devido ao efeito que os laticínios têm em piorar a acne, às vezes também piora com suplementos de proteína com derivados do leite (como whey protein). É também o teor de laticínios e açúcar que faz com que o chocolate piore a acne, e não o cacau em si.

 

Mas nem tudo está ruim. Existem alimentos que melhoram essa condição, como peixes, frutas e vegetais, ou a dieta mediterrânea em geral (benefício que é especialmente perceptível nas mulheres)4.

 

Para obter mais informações sobre acne, você pode visitar nosso post: Tudo que você precisa saber sobre acne.

Prevenção de danos solares

Os beta-carotenos protegem a pele dos danos do sol, sendo excelentes antioxidantes e combatendo outros efeitos causados pelos raios ultravioleta (como a supressão do sistema imunológico)5. Isso resulta na prevenção do fotoenvelhecimento e do câncer de pele. Podemos consumi-los em vegetais de laranja, como cenoura e abóbora6.

Vitaminas

A falta de vitaminas C e D causa doenças (escorbuto e raquitismo, respectivamente) que se manifestam na pele. Felizmente, hoje em dia eles são extremamente raros6.

 


Esperamos que tenha sido útil! Qualquer dúvida, não hesite em nos escrever.
The Chemist Look Team

 

  1. Aging skin: The role of diet: Facts and controversies. Clinics in Dermatology. 2013 (31): 701-706.
  2. Telang PS. Vitamin C in dermatology. Indian Dermatol Online J. 2013;4(2):143-146.
  3. Lin F, Lin ÃJ, Gupta RD, et al. Ferulic acid stabilizes a topical solution containing vitamins C and E and doubles its photoprotection for skin. J Am Acad Dermatol. 2005;52(3):P160.
  4. JP Claudel, N Auffret, MT Leccia, F Poli, B Dréno. Acne and nutrition: hypotheses, muths and facts. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2018
  5. K Wertz, PB Hunziker, N Steifert, G Riss, M Neeb, G Steiner. beta-carotene intereferes with ultraviolet light A-induced gene expression by multiple pathways. J Invest Dermatol 2005; 124: 428-434
  6. W Stahl, H Siet. B-Carotene and other carotenoids in protection from sunlight. Am J Clin Nutr. 2012; 1179-1184
Estilo de vida

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